Esta atividade visa observar e registrar os pássaros em seu habitat natural
Sou natural de Porto Alegre, resido em São Francisco de Paula – RS, Guia de Turismo formado pelo (IFRS) Instituto Federal RS. Em 2011 quando abrimos a pousada recebíamos turistas de todo o Brasil.
Já havíamos recebido hóspedes do Uruguai que faziam registros fotográficos de pássaros, então em setembro de 2017 recebi o casal de Pelotas – RS ,Claudio e Rosane, que ficaram aqui uma semana e em nossas conversas entrou o assunto sobre a Observação de Pássaros e as palavras que nunca tinha escutado Birdwatching, Wikiaves e EBird também falou sobre o nosso espaço que era ideal para a prática de Observação de Pássaros colocando comedouros e bebedouros vai atrair os pássaros e viajantes que gostam da prática de Birwatiching, que cresce cada vez mais no Brasil.
O incentivador dessa mudança foi o amigo Claudio J Filho que tenho a maior gratidão por me mostrar esse mundo da Observação de Pássaros que não conhecia e em outubro do mesmo ano começamos a mudar o foco e atrair cada vês mais viajantes com essa proposta e aos poucos transformando a pousada principalmente para o Birdwatching.
Hoje somos hotspot na serra gaúcha com mais de 200 espécies de aves registradas e catalogadas no Wikiaves e no EBird destacando o Papagaio de Peito Roxo e Papagaio Charão ameaçados de extinção.
São Francisco de Paula está localizada nos Campos de Cima da Serra, ao norte do Estado do Rio Grande do Sul em meio da Mata Atlântica com florestas de araucárias e Umbrófila mista, bioma perfeito para várias espécies ameaçadas de extinção se refugiarem e se alimentarem ex: Papagaio de peito roxo (Amazona vinacea), Papagaio charão (Amazona pretrei), Veste amarela (Xanthopsar flavus) e Caminheiro dourado (Anthus nattereri) que é um fantasma seminômade pouco estudado e criticamente ameaçado devido a perda do seu habitat natural e as espécies vulneráveis como - Gralha azul (Cyanocorax caeruleus), Grimpeiro (Leptasthenura setaria), Caboclinho de barriga preta (Sporophila melanogaster), Noivinha de rabo preto (Heteroxolmis dominicanus) que ainda se encontra em grupos de até 8 indivíduos, acompanha bandos de Veste amarela (Xanthopsar flavus) mostrando para onde eles devem ir se alimentar e a Tesourinha da mata (Phibalura flavirostris) que migra após o verão. Há muitos residentes como Pedreiro (Cinclodes pabsti), Chupim do brejo (Pseudoleistes guirahuro), Tico tico do banhado (Donacospiza albifrons), Tio tio (Phacellodomus striaticollis), Arredio do gravata (Limnoctites rectirostris) e outros.
São Francisco de Paula e um hotspot a céu aberto, temos vários lugares onde pode se fazer observação de pássaros como FLONA, PARQUE DA RONDA, Lago São Bernardo, PRO-MATA e na RECANTO DA MATA POUSADA onde você encontra comedouros e bebedouros com várias espécies diferentes, ex: Cabecinha castanha, Sanhaçu de encontro azul e Cais cais.
São Chico tem várias espécies para você registrar durante o ano, a melhor época de outubro à fevereiro quantos dias no mínimo três dias.
itati/Três Forquilhas
Itati se localiza junto à Rota do Sol na transição entre a Serra Geral e Litoral Norte e a fração de Mata Atlântica do Rio Grande do Sul com a maior concentração de Saíras, ex Sairá militar (Tangara cyanocephala,) Saíra ferrugem (Hemithraupis ruficapilla) e fazendo divisa com Três Forquilhas pela ponte da integração as duas juntas formam um cinturão verde e muitas aves lindas atraindo observadores de pássaros do Rio Grande do Sul, Brasil e do mundo.
Itati tem várias espécies para você registrar durante o ano, a melhor época de outubro à fevereiro quantos dias no mínimo três dias.
Osório/Maquiné
É um município litorâneo na encosta da serra do mar fora da orla marítima, que preserva 2,70% de Mata Atlântica.
Maquiné abriga várias espécies de baixada como Bigodinho (Sporophila lineola) que migra do norte do Brasil ao Rio Grande do Sul em dezembro e retorna para sua região de origem em março. Capitão de saíra (Attila rufusum) um ícone da Mata Atlântica. O canto dele é inconfundível. Em Maquiné tem várias espécies de Beija-flores destaque para o Beija-flor cinza (Aphantochroa cirrochloris), que é um residente por lá.
Osório cidade litorânea ao lado de Maquiné tem muitos lagos e banhados e o mais importante é a Lagoa do Marcelino, coloque em na sua lista pois lá vamos encontrar inúmeras aves residentes e migrantes que usam essa lagoa para se acasalar e se alimentar, ex: Saracura carijó (Pardirallus maculatus), Galinha d’água (Gallinula galeata), Gaivota maria velha (Chroicocephalus maculipennis).
Maquiné tem várias espécies para você registrar durante o ano, a melhor época de outubro à fevereiro quantos dias no mínimo três dias.
santo antônio
Santo Antônio da Patrulha faz parte da região da grande Porto Alegre, devido a sua grande área de cultivo de arroz (berço de muitas aves migratórias na região ex: Maçarico de pernas amarela (Tringa flavipes) e Andorinha chilena (Tachycineta leucopyga) migram do hemisfério norte para essa região, você vai encontrar várias Andorinhas, Socós e Marrecas tais como: Marreca caneleira (Dendrocygna bicolor ) Marreca de coleira (Callonetta leucophrys). Como esse local alaga muito rápido para o cultivo do arroz é preciso deixar a água baixar para encher de aves e pássaros como o Garibaldi e Chupins.
Santo Antônio tem várias espécies para você registrar durante o ano, a melhor época de outubro à fevereiro quantos dias no mínimo três dias.
dom pedro de alcântara/torres
Dom Pedro de Alcântara se localiza no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Nessa região entre o mar e a encosta da Serra Geral encontramos o raríssimo Bicudinho do brejo (Formicivora acutirostris) extremamente ameaçado de extinção, e a Maria da restinga (Phylloscartes kronei) na mesma condição, além dessas citadas vamos encontrar Galinha do mato (Formicarius colma), Rendeira (Manacus manacus) e Tiririzinho do mato(Hemitriccusorbitatus).
Dom Pedro de Alcântara tem várias espécies para você registrar durante o ano, a melhor época de outubro à fevereiro quantos dias no mínimo três dias.
BirdWatch no Instagram